Apesar de serem os menores cômodos nas casas, os banheiros sempre foram os mais desafiadores e cruciais na etapa do projeto. Os últimos anos, no entanto, viram esses espaços passarem por mudanças significativas; o que uma vez foi apenas limitado à funcionalidade, facilidade de manutenção e privacidade, hoje recebe uma atenção especial com destaques de cores, instalações clássicas, e superfícies com padrões. Algo semelhante ocorre com os banheiros públicos, onde a "funcionalidade" e a "facilidade de manutenção" são hoje complementadas com estética, tecnologia e acabamentos de alta qualidade. A seguir, exploramos as principais tipologias de banheiros utilizadas em projetos residenciais e examinamos como os arquitetos as usam em 12 exemplos diferentes.
A depender do país, banheiros, toaletes e lavatórios são considerados diferentes tipos de espaços. No Reino Unido, Austrália, Hong Kong, Cingapura e Nova Zelândia, um banheiro se refere a um ambiente que possui uma banheira ou um chuveiro. Nos Estados Unidos, um banheiro é um ambiente que possui um toalete, além de um chuveiro e pia. Neste artigo, o termo "banheiro" será utilizado para se referir a um ambiente com pia, vaso sanitário, chuveiro/banheira, a não ser que outra coisa seja dita.
O projeto e a disposição dos banheiros que utilizamos hoje em dia datam de milênios, mas evoluímos com cada sua civilização, e com seus ambientes físicos. Cada civilização desenvolveu seu próprio sistema de saneamento, baseado em seus fatores geográficos, culturais e econômicos. Civilizações antigas como as do Egito, Mesopotâmia e China, desenvolveram suas unidades ao longo de bacias hidrográficas e grandes rios, se aproveitando dos recursos da Terra. Os banhos públicos, por outro lado, eram comuns nas civilizações romana, grega, persa, egípcia, bizantina e árabe, considerados locais também de socialização. Durante as Idades Média e Moderna, as redes de esgoto ou fornecimento de água em escala urbana não foram construídas, mas eram praticadas e adotadas individualmente, e foi delas que os banheiros como hoje conhecemos começaram a ser criados.
Avançando para os dias de hoje, com todos os ambientes dentro de uma mesma casa, e o banheiro é considerado o ambiente mais difícil para se projetar (e para se reformar) , por conta do fato de que envolve uma série de associações e "pré-planejamento" com encanamento, circuitos elétricos, instalações angulares ou customizadas, e áreas de piso terrivelmente pequenas. Como foi mencionado anteriormente em artigos anteriores focados em interiores, não há apenas um tamanho para todos. Para projetar banheiros, no entanto, há uma série de "padrões" que podem facilitar o processo de escolha e de alocação de instalações e materiais apropriados, especialmente se o espaço projetado é muito pequeno.
Embora as instalações de banheiro e suas localizações variem de acordo com a escala do espaço, elas sempre deveriam garantir o conforto do usuário. Naturalmente, quanto maior um banheiro, maior é o espaço disponível para instalar acessórios e armários. A partir das menores dimensões possíveis de para um banheiro: 0.90 m x 1.20 m, o eixo central de um assento no vaso sanitário (com tanque) deve estar a pelo menos 35-38 cm afastado no eixo y, e e aproximadamente 55 cm afastado da parede no eixo x. Em termos de localização de cada acessório, a pia deve ser a primeira instalação a ser visto ao se abrir a porta. Isso é para garantir que, caso a porta seja aberta por acidente, o usuário não fique exposto ao público imediatamente. Além disso, seguindo a circulação passo a passo de como os usuários ocupam o espaço, lavar as mãos é sempre a última coisa a ser feita ao se deixar o banheiro, então isso deveria ser o mais próximo à porta para simplificar a circulação.
Leia a seguir para aprender mais sobre os três principais tipos de banheiros utilizados em espaços residenciais e como eles foram utilizados por arquitetos em 12 exemplos.
Escala Pequena (2 instalações)
No caso de banheiros em pequena escala, os arquitetos normalmente limitam o espaço a apenas duas instalações: pia e vaso sanitário, ou pia e banheira, deixando o outro para ser instalado separadamente em outro lugar. Ao desenhar tais banheiros, elementos a serem considerados incluem a orientação da porta para abrir para o lado de fora e evitar a perda de espaço no lado de dentro, utilizando tinta de parede ao invés de azulejos, alinhando as instalações o mais próximo o possível para permitir a drenagem e manutenção de encanamentos com mais facilidade, e instalando muitos espelhos para expandir visualmente o espaço, evitando gabinetes do piso ao teto, e optando por finalizações e cores claras e reflexivas.
A | Residence / IAIA - Idea Art Interior Architects
Casa de Veraneio Hof Ahmen / Atelier Sunder-Plassmann
Casa Colorada / Once Once Arquitectura
Escala Média (Banheiro de 3 Instalações)
Talvez o tipo mais comum de banheiro seja o de média escala, que apresenta três instalações, todas no mesmo ambiente. Não se esqueça que a expressão "escala média" não necessariamente diz respeito às dimensões do ambiente em si, mas ao fato de que o banheiro consegue atender todas as três funções de maneira satisfatória. É preferível que as dimensões mínimas de banheiros em média escala sejam de 1.5 m x 2.4 m ou 1.80 m x 1.80 m. Esses banheiros normalmente incluem um gabinete embutido na pia, um chuveiro ou banheira, se o espaço permitir, e mais armários.
Flemington House / Lisa Breeze Architect
High Prairie Residence / eb architecture + design
House Between the Wall / AA+A Architect
Escala grande (Banheiro de 4 ou mais instalações)
Embora as funções do banheiro permaneçam inalteradas entre os três banheiros, o banheiro de grande escala permite várias instalações e acessórios, além de funções complementares dentro do mesmo espaço. Por exemplo, esses exemplos apresentam duas pias em vez de uma, partições secundárias dentro do ambiente, um vestuário privativo, vaso sanitário privativo, bidê, uma banheira e e um chuveiro, além de uma penteadeira. Esses banheiros são normalmente encontrados nas suítes master de grandes casas que têm mais de um banheiro para seus moradores.
Cats' Pink House / KC Design Studio
Viva la Vega House / Serrano + Baquero Arquitectos
Z House / Milic Harel Architects
Golden House / SHED Architecture & Design
Encontre mais projetos de banheiros nesse My ArchDaily folder criado pelo autor.
Esse artigo é parte de uma série ArchDaily que explora ideias de arquitetura de interiores de nossa própria base de dados de projetos. Todo mês, vamos destacar como os arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços interiores no mundo. Como sempre, no ArchDaily, apreciamos altamente as sugestões de nossos leitores. Se você acha que precisamos mencionar ideias específicas, por favor submeta suas sugestões.